Suzano inicia construção de nova fábrica em Aracruz – ES

Suzano inicia construção de nova fábrica em Aracruz

A Suzano, gigante do setor de bioprodutos a partir do eucalipto, marcou nesta quinta-feira (18) o início das obras da sua nova fábrica de papel tissue em Aracruz, no Espírito Santo. O investimento de R$ 650 milhões na unidade, que deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2026, consolida a posição da Suzano no estado e abre novas oportunidades para a região.

Com capacidade produtiva de 60 mil toneladas por ano, a fábrica vai gerar 300 empregos durante a fase de construção e 200 quando estiver em operação. A produção será destinada principalmente aos mercados do Sudeste, abastecendo as marcas Mimmo, Max Pure e Neve.

A nova unidade representa um marco importante para a Suzano, que há seis anos se dedica à produção de papel tissue e hoje é líder de mercado no segmento. “Aracruz é uma planta competitiva e tem condições de se tornar ainda mais, estamos a apenas 2 km do Portocel”, destacou Walter Schalka, CEO da Suzano, durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental.

O governador Renato Casagrande, presente no evento, ressaltou a importância da Suzano para o desenvolvimento do Espírito Santo. “Ter uma empresa como a Suzano é um passo importante para que o Espírito Santo tenha posição de destaque no cenário industrial”, afirmou. “Ao produzir bens de consumo, a empresa incrementa a geração de impostos no Espírito Santo, contribuindo para fortalecer o estado.”

SUZANO PAPEL E CELULOSE (2)
Descerramento da placa que marca o início das obras da nova fábrica, em Aracruz (Foto: Divulgação / Suzano)

A fábrica de Aracruz representa um passo importante na verticalização da indústria de celulose no Espírito Santo, que agora terá toda a cadeia produtiva concentrada no estado, desde o plantio de eucalipto até o produto final. A unidade se junta à fábrica de Cachoeiro de Itapemirim, que já converte tissue em papel higiênico, e eleva a capacidade instalada da Suzano em Bens de Consumo para 340 mil toneladas anuais.

“A implantação da nova fábrica marca a verticalização da indústria de celulose no estado, que passa a ter aqui toda a sua cadeia produtiva”, observou Luís Bueno, diretor de Bens de Consumo e de Relações Corporativas da Suzano. “Isso gera mais desenvolvimento e oportunidades para o Espírito Santo.”

Impacto na economia local

Além da geração de empregos diretos e indiretos, a nova fábrica da Suzano deve impulsionar a economia local de diversas maneiras. A empresa vai priorizar a contratação de mão de obra local e investir em parcerias com instituições especializadas para qualificar os trabalhadores.

“Estamos muito felizes em poder contribuir para o desenvolvimento de Aracruz e do Espírito Santo”, disse João Alberto, futuro CEO da Suzano. “Acreditamos que essa nova fábrica trará muitos benefícios para a região, tanto em termos de emprego e renda quanto de desenvolvimento social.”

Compromisso com a sustentabilidade

A Suzano se compromete a operar a nova fábrica de tissue de forma sustentável, utilizando as melhores práticas disponíveis em termos de eficiência energética e controle ambiental. A empresa também vai investir em programas de reflorestamento e ações de responsabilidade social na região.

“A sustentabilidade é um valor fundamental para a Suzano”, afirmou Schalka. “Estamos comprometidos com a operação responsável da nova fábrica de tissue, que vai gerar benefícios para as pessoas e para o meio ambiente.”

A inauguração da fábrica de tissue em Aracruz é um marco importante para a Suzano e para o Espírito Santo. A unidade representa um passo importante na verticalização da indústria de celulose no estado, gera novos empregos e oportunidades para a região e consolida o compromisso da Suzano com a sustentabilidade.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose de mercado e uma referência global em bioprodutos a partir do eucalipto. Com mais de 90 anos de história, a empresa investe em inovação e desenvolvimento sustentável para oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade para seus clientes em mais de 100 países. A Suzano possui cerca de 40 mil colaboradores e suas operações estão presentes em diversos estados brasileiros, além de Chile, Argentina e Uruguai.